Como acabar com a umidade por condensação

Como acabar com a umidade por condensação a condensação ocorre quando o ar úmido atinge uma superfície fria. O ar úmido.

Se condensa em superfícies frias, como paredes, espelhos, azulejos, janelas e roupas. Você pode encontrar a umidade gerada pela condensação na cozinha ou no banheiro, nos cantos das paredes.

Perto das janelas, atrás e dentro dos armários, no teto ou em lugares onde há pouca circulação de ar. Além de problemas de vazamento, durante os meses de inverno, muitas propriedades também podem sofrer.

Com umidade e mofo devido à condensação.


Causas e sintomas de condensação

Cozinhar sem cobrir panelas e falta de ventilação na cozinha;
Utilizar o chuveiro sem ventilação;
Secar roupa dentro de casa sem ventilação;
A respiração também causa condensação.
A única maneira duradoura de evitar mofo é eliminar a umidade.

O mofo geralmente ocorre devido à vazamentos de água ou pela umidade e condensação. Aparece como pequenas manchas escuras, geralmente nos cantos das paredes e em espaços mal ventilados, como atrás armários.


Princípios do controle de condensação

Para evitar a condensação, precisamos controlá-la com uma combinação de aquecimento, ventilação e isolamento correto.


Aquecimento

Ao introduzir o calor de baixo nível, a temperatura das superfícies internas aumentará. Isso reduzirá o resfriamento de qualquer ar carregado de umidade e, consequentemente, a quantidade de condensação.

Que encontramos em casa. Idealmente, é preciso manter calor baixo e contínuo, uma vez que calor exagerado em um tempo curto deixaria o ar ressecado.


Isolamento

O isolamento térmico ajuda a reduzir a quantidade de calor perdido em uma propriedade. Isso não só ajudará a manter a temperatura do ambiente interno mais alta, mas também ajudará a evitar a necessidade.

De utilizar equipamentos de aquecimento. Por exemplo, para acabar com a condensação nas janelas, você pode optar por uma janela de vidro duplo.


Ventilação

A ventilação adequada é essencial para permitir que o ar cheio de umidade saia de dentro de casa antes que ocorra a condensação. Os exaustores da cozinha e do banheiro podem ser muito eficazes na redução.

Da condensação, especialmente quando eles tem um controle de velocidade. Controle de condensação:

Utilize um desumidificador, um eletrodoméstico similar ao umidificador, só que trabalha ao contrario ao extrair a umidade do ar. Um bom aparelho é aquele que apresente consumo reduzido de energia.

Baixo ruído e um bom depósito para armazenar a água absorvida;

Limpe as superfícies atingidas pela condensação sempre que possível para evitar o surgimento de mofo e bolor em casa. O mofo pode ser limpo das paredes lavando a superfície com um desinfetante ou água sanitária.

Isso deve ser feito seguindo sempre as instruções do fabricante.


Reduzir os efeitos da condensação nas paredes

Tintas para evitar mofo e bolor já existem e também podem ajudar a reduzir os efeitos da condensação. Afaste os móveis das paredes e mantenha as portas do armário abertas de vez em quando para que o ar circule;
Abra portas e janelas fechadas ao cozinhar;
Mantenha as tampas de panela fechadas ao cozinhar;
Mantenha as portas do banheiro fechadas durante o banho e depois abra as janelas;
Não seque roupas dentro de casa, a menos que você aumente a ventilação do ambiente.


Como evitar a condensação

Estes passos simples podem ajudá-lo a acabar com a condensação em casa. Como produzir menos umidade em sua casa: Cubra panelas ao cozinhar. Não deixe a panela com água fervente por muito tempo.

Se possível, lave as roupas e seque-as ao ar livre. Se você tiver que secar suas roupas por dentro, por exemplo, no banheiro, faça. com a porta fechada e as janelas abertas. Se utilizar um secador de roupa, estude.

Deixa-lo próximo a alguma janela. Como remover a umidade da sua casa:

Mantenha o cômodo da casa sempre ventilado quando alguém estiver nele;
Sempre abra as janelas para circular o ar da cozinha e do banheiro quando estiver em uso;
Utilize exaustores de ar no banheiro e na cozinha;
Não impeça que o ar saia da sua casa;
Sempre remova o excesso de condensação das janelas e superfícies.


Outras causas de umidade

Procure pelos principais sintomas de vazamentos de água em casa. Verifique as calhas e rufos, pois podem ter fissuras e sujidades que podem causar obstruções. Possíveis vazamentos de água no telhado.

Verifique as paredes externas, como elas podem drenar a água com o tempo. O jardim pode produzir umidade se não estiver bem construido. Um acúmulo de condensação em sua casa leva à umidade que se transforma.

Para eliminar o mofo:

Limpe o mofo assim que ele aparece utilizando água com uma esponja ou pano. Para manchas impregnadas, aplique água sanitária diluída na parede. Você não pode apenas pintar sobre o mofo.

Limpe primeiro, remova a sujeira e faça um serviço bem feito, depois se você ainda precisar pintar, use uma tinta fungicida especial para evitar que isso se repita.


Condensação de paredes interiores: formação, identificação, resolução

Note-se que o excesso de humidade aumenta a probabilidade do aparecimento de doenças respiratórias como a asma, a bronquite, a sinusite e pode até mesmo provocar infecções pulmonares.

Além do mais, pode causar cansaço, dificuldade em respirar, dor de cabeça, sensação de mal-estar e problemas nos ossos e músculos. A humidade produz, também, efeitos nefastos no mobiliário, nos alimentos.

Em elementos expostos que podem oxidar e nas roupas que ficam impregnadas o cheiro a mofo. Estes parecem-nos motivos mais do que suficientes para a humidade ser levada a sério. Hoje, falamos-lhe sobre a humidade.

Provocada por condensação. Será que é este o tipo de humidade que tem nas suas paredes?


Humidade por condensação: como acontece?

Como se forma a humidade por condensação? Ora, o ar tem vapor de água que é tanto maior quanto mais alta for a temperatura num determinado local ou quanto maiores forem as diferenças de temperatura.

Se estiver, por exemplo, a cozinhar com as janelas fechadas, elas depressa se enchem de gotículas, certo? Isto acontece porque o calor que está na cozinha entra em contacto com a superfície fria da janela.

Criando um fenómeno de condensação. Quando o ar alcança um nível de saturação de vapor de água, este converte-se em água, designadamente sobre as superfícies frias como os vidros, os metais e as paredes.

Sendo que numa superfície porosa a água penetra.


​Qual é o aspecto da humidade por condensação e que áreas são afectadas?

A humidade pode surgir numa casa por diversos motivos: há a humidade provocada pela chuva, a humidade resultante de fugas na canalização, a humidade por capilaridade, e assim por diante.

A origem importa porque cada tipo de humidade se apresenta de forma diferente e se se souber identificar o que a está a provocar, conseguir-se-á resolver o problema em conformidade.