Como colar um cano ou tubo de pvc

Como colar um cano ou tubo de pvc

Como colar um cano ou tubo de pvc confira a matéria e aprenda como colar canos de PVC à prova de vazamentos em conexões hidráulicas.

Ou emendas, esteja você usando PVC, ABS ou CPVC. Além disso, conheça os erros comuns a serem evitados e como corrigi-los. Por mais simples que pareça, colar tubos de PVC requer bastante precisão e, se você.

Cometer um erro, não há como voltar atrás, terá que serrar o cano de água e começar de novo. A velocidade e a precisão são importantes durante a colagem. Portanto, evite contratempos, junte todos os materiais.

E acompanhe o passo a passo para criar uma conexão hermética com adesivo de ação rápida.


Qual é a diferença entre tubos de pvc e cpvc?

A primeira coisa a saber antes da soldagem é que existem dois tipos de tubos de PVC e cada um tem características particulares. A escolha do melhor e do mais adequado dependerá do uso e localização.


PVC Água fria, esgotos e eletricidade

PVC significa policloreto de vinila, dentre suas características, destaca-se por ser resistente a ácidos e trincas. Utilizando a tubagem é possível transportar gases que são gerados em ralos e líquidos em.

Temperatura ambiente, portanto, é usado para água fria, drenos e eletricidade ( eletrodutos ). Esse tipo de tubo tem um uso maciço, geralmente em diferentes obras habitacionais que não requerem instalações.


CPVC Água quente

Enquanto isso, CPVC significa policloreto de vinila clorado, diferentemente do PVC comum, esse material possui mais uma molécula de cloro. É usado de maneira semelhante, mas a principal diferença é que ele resiste.

A altas pressões de água e temperaturas, pode suportar até aproximadamente 80 ° C, ideal para tubulações de água quente.


Colando canos e tubos de pvc

PVC, que significa policloreto de vinila, é um plástico usado na fabricação de tubos, canos e conexões hidráulicas devido à sua durabilidade e custo acessível. As tubulações de PVC são manufaturadas em uma grande.

Variedade de diâmetros, e são usadas para sistemas de drenagem, encanamento e diferentes projetos, tais como estufas e calhas. Para uma soldagem perfeita, você precisará seguir alguns passos:

Fazer a medição na medida adequada e, em seguida, cortar o cano de PVC com uma serra de dentes finos;
Chanfrar a ponta cortada que ira receber a conexão, lixar a ponta do tubo e bolsa da conexão;
Limpar as superfícies que serão coladas com uma solução limpadora de canos soldáveis;
Aplicar uma camada fina e uniforme de adesivo plástico para canos de PVC na parte interna da bolsa da conexão e uma camada igual na parte externa do cano;
Juntar as duas peças até alcançar o fundo da bolsa da conexão.
Remover o excesso de cola com a ajuda de um pano;
Aguardar por 1 hora. Deixar secar antes de abrir o registro de água;


Medindo e cortando o cano de água

Corte os canos de PVC de acordo com o tamanho necessário utilizando uma serra de arco em um ângulo de 90 graus. É importante que nenhum excedente permaneça, portanto, é necessário fazer uma limpeza antes.


Chanfrar e lixar a ponta do tubo e lixar a bolsa da conexão

Remova as rebarbas da superfície do tubo. Depois disso, lixe a parte externa do cano que será colado e o interior da junção para evitar vazamentos, eliminando as impurezas e para que a soldagem seja preparada.

Antes de colocar a cola, o tubo deve ser unido na conexão para que seja feita uma marcação para saber até onde o tubo entrará.


Limpar as superfícies que serão coladas

Limpe as sujidade de pó de lixamento de PVC nas extremidades do tubo cortado e dentro da conexão com a ajuda de um pano que não solte fiapos.


Aplicar cola para colar canos de pvc

Aplique cola de PVC na parte de dentro da conexão e na parte de fora da extremidade do tubo. Passe cola em toda a área que você marcou previamente para saber até onde o tubo entrará.


Colando e unindo o cano na conexão.

Deixar o cano colado secar corretamente. Junte as duas peças com cola até que o fundo da bolsa da conexão seja alcançada. Remova o excesso de cola e aguarde que cola seque por uma hora antes de utilizar água.


Dicas e informações

Quanto tempo demora para a cola PVC secar? Em geral, cola de PVC seca totalmente em 12 horas depois de aplicada. No entanto, é possível espere por 1 hora para encher a tubulação com água.

Para teste de pressão, é preciso esperar por no mínimo 12 horas. Quando você espalha a cola no tubo e na junção e os conecta, você tem apenas alguns segundos para obter o alinhamento perfeito antes que as peças.

Fiquem presas. É por isso que é uma boa idéia fazer marcas de alinhamento primeiro. Durante a colagem, segure o tubo e a conexão juntos por alguns segundos até que a cola agarre. Se você soltar imediatamente.

O tubo pode sair da conexão, resultando em uma soldagem fraca. Sempre utilize equipamentos de proteção, leia as instruções do fabricante e utilize a cola para soldagem de PVC em ambientes ventilados.


Como colar canos PVC para água quente?

Antes de soldar, verifique se o encaixe entre a ponta do tubo e a bolsa da conexão está bem justo. É necessário que exista uma interferência entre as peças, pois não se estabelece a soldagem se não ocorrer pressão.

Entre as superfícies que estão sendo unidas.


Nota

Este tipo de tubo usado para água quente, tambem pode ser usado para água fria. Mas não o contrário!

a) Com auxílio do pincel aplicador, proceda a distribuição uniforme do Adesivo  ou Adesivo Especial Tigre na bolsa da conexão e em seguida na ponta do tubo.

b) Encaixe de uma vez as extremidades a serem soldadas, dê 1/4 de volta e mantenha a junta sobrepressão manual por aproximadamente 30 segundos, até que o adesivo adquira resistência.