Como resolver umidade por capilaridade

Como resolver umidade por capilaridade

Como resolver umidade por capilaridade a umidade por capilaridade tornou-se um problema comum em nossas casas e alguns estão convencidos

Estão convencidos de que isso é um tipo de vazamento que não têm solução. Geralmente, a umidade que vem do solo e sobre pela parede tem a ver com o fenômeno da capilaridade e sempre aparece nas partes.

Inferiores das paredes ou em área com presença de água. Se este é o seu problema, e você quer saber qual é a solução definitiva para isso, deixaremos informações sobre o assunto e os melhores métodos de como.

Acabar com infiltração por capilaridade. Como identificar e acabar com umidade por capilaridade em casa.


O que é infiltração de água por capilaridade

A capilaridade é um fenômeno presente nos líquidos que lhes permitem atingir uma certa altura quando estão dentro de tubos ou poros de pequeno diâmetro. No final, e pensando no que é importante para nós.

Existe um problema de certa complexidade que, por sua vez, cria outros problemas de salubridade e durabilidade porque a capilaridade causa protuberâncias na pintura, destacamentos do gesso e até danos.

Estruturais nos elementos construtivos como tetos, pisos e paredes.


Alguns efeitos da umidade

As casas com umidade de infiltração são caracterizadas por um cheiro de umidade bastante característico e contínuo e com diferentes problemas estruturais como:

Revestimentos estufados;
Papéis de parede se soltando ou apodrecendo;
Azulejos ou cerâmicas que decolam;
Madeira que apodrece;
Metais que enferrujam;
Deterioração de móveis;
Rodapés soltos e danificados;
Parede descascando ou com manchas visíveis.

O que deixamos é apenas um pequeno resumo dos efeitos nocivos da umidade por capilaridade. Além disso, se você encontrou mofo e bolor na sua casa, pode conferir a matéria sobre como remover mancha de mofo.


Como identificar a umidade por capilaridade

De todos os tipos de umidade nas paredes este é um dos maiores inconvenientes porque sua presença não depende do clima e estará presente todo o ano. A umidade, presente no solo ou em uma área alagada.

Se eleva por capilaridade através de paredes até uma certa altura, como acontece em uma esponja. A altura que alcança depende de vários fatores como porosidade do material, evaporação e umidade em si.

Por isso, é muito normal encontrar paredes com umidade desse tipo nos primeiros 60 ou 70 cm da parede da casa. Em muitos casos, os revestimentos à prova d’água que colocamos na superfície das paredes internas.

Para eliminar a umidade, impedem que ela saia, de modo que a água continua subindo até encontrar um ponto para evaporar. Esse tipo de umidade geralmente aparece porque os materiais com os quais nossas casas.

São construídas estão em contato constante com o solo. Em uma época chuvosa abundante a terra não consegue absorver toda a água e é quando o excesso de água começa a subir pelas paredes, pelos capilares.

Das paredes das casas. Em outros casos, outros fatores também tendem a contribuir para problemas de infiltração de umidade por capilaridade:

Águas Subterrâneas: A presença de águas subterrâneas, em alguns casos, pode atingir níveis muito próximos do nível do solo. Materiais: Defeitos em materiais isolantes que foram usados ​​para isolar a casa da umidade.

Erros de construção: Uma má execução das obras de impermeabilização no momento da construção da casa.


Como diferenciar umidade por filtração de umidade por capilaridade.

Se várias paredes da casa ou até mesmo todas estiverem molhadas ao longo de todo o comprimento, claramente não estaremos na presença de umidade por capilaridade, sendo mais provável que isso seja.

Um problema de vazamento hidráulico na parede ou infiltração da água da chuva no teto. Mais ainda pertinente, se esses problemas de umidade forem manifestados após uma forte chuva. Por outro lado.

Se a uniformidade da umidade cobre a parte inferior das paredes, mais ou menos constantemente, com a presença de eflorescências salinas (manchas brancas e, é mantida durante todo o ano, isso será um sintoma.

Explicando de uma maneira simples, estes depósitos cristalinos esbranquiçados, que formam uma faixa claramente visível, mostram que a água é carregada de sais e, portanto, que vem do solo e de alguns matérias.

Presentes dentro da parede. O ciclo de absorção e evaporação costuma funcionar de forma contínua. A água salgada sai do solo e percorre até as paredes e sobe até que possa evaporar. À medida que evapora.

Deposita cristais de sais na superfície, que acabam se acumulando, gerando o conhecido sintoma de umidade por capilaridade nas paredes internas. Além disso, esses sais costuma ser higroscópicos e captam.

Mais umidade do ambiente, dificultando que as paredes sequem, impedindo uma reforma ou pintura.


Umidade por capilaridade tratamento

Podem existir diferentes causas que dão origem a muitos diferentes tipos de umidade nas paredes e, antes de tentar utilizar qualquer produto impermeabilizante, antiumidade ou antimofo para paredes que depois.

Não funcione, a primeira coisa necessária antes de qualquer reforma é consultar a ajuda de um especialista no assunto como, por exemplo, um arquiteto. Depois de solicitar a ajuda de uma empresa especializada.

Deve-se fazer uma inspeção no interior e exterior da casa, onde será verificado as paredes, cobertura, gesso, tijolos, argamassa, piso e etc. Em geral, também será estudado o ambiente onde a casa foi construida. Por fim.

Costuma-se e medir a quantidade de umidade das paredes e pisos com medidores de umidade eletrônicos utilizado para detecção não destrutiva da umidade em materiais de construção de todos os tipos, bem como.

Para a detecção de distribuição de umidade em paredes, tetos e pisos. Fazendo isso, será possível descobrir o melhor tratamento para umidade em paredes, fazendo uso dos materiais adequados para resolver.

O problema de forma definitiva. O surgimento da umidade por capilaridade deve-se à combinação de vários fatores como a parte de alvenaria em contato com o solo, materiais sulcados com pequenos canais.

E presença de água na casa. Em geral, a umidade por capilaridade aumenta nos meses chuvosos (há maior presença de água e menos evaporação) e aumenta sua altura se a parede não transpirar .

(por exemplo, depois de aplicar um revestimento à prova d’água para tentar eliminar o problema).


Soluções para eliminar a umidade por capilaridade

Confira as principais soluções para acabar com a umidade por capilaridade de forma definitiva.


Drenagem no perímetro da edificação

Quando o nível do lençol freático se eleva, a umidade por capilaridade pode afetar o imóvel. Em alguns casos, a umidade que é procedente do solo, pode ser resolvida fazendo uma drenagem em todo o perímetro.


Aplicar isolamento hidrofóbico nas paredes

É uma das técnicas mais tradicionais para resolver a umidade que sobe pelas paredes e, por sua vez, uma das mais complexas e talvez mais onerosas para realizar. Este é um procedimento que é muito utilizado em casas.

Que geralmente não tem nenhum tipo de isolamento contra a umidade que aparece no chão, como uma barreira isolante contra o aumento da umidade.