Como tirar ar do encanamento de água

Como tirar ar do encanamento de água o ar nos canos de água podem causar sons estranhos. No entanto, esse não é o único problema.

Durante esse tempo, você também pode receber pouca pressão de água nas torneiras e, se o ar é muito intenso, também pode danificar componentes e haver vazamentos. Se você estiver escutando.

Sons de vibrações prolongadas ou ruídos que acredita ser proveniente das tubulações da sua casa, pode haver ar nas tubulações de água. É muito comum ar nos canos de água criar barulhos que duram.

Um certo tempo e isso geralmente acontece quando você não usa a água por um período ou quando a água da rua acaba por um certo tempo. Siga estes passos para tirar ar nos canos de água.


Problemas causados pela presença de ar nos canos

Estes são os principais inconvenientes causados pelo ar na rede de distribuição de água:

Dificuldade de utilizar a torneira, pouca vazão de água no chuveiro ou impossibilidade de acionar a descarga do vaso sanitário.
As tubulações podem quebrar e causar vazamentos escondidos na parede quando as bolsas de ar circulam no interior dos tubos devido a sobrepressão e até depressões.
O ar nos tubos também pode limitar a circulação da água, ocasionando baixo fluxo.
O ar entra nos canos e acaba se acumulando, isso acaba causando ineficiência do sistema hidráulico, fazendo com que muitos confundam o problema com baixa pressão de água.
Cavitação em componentes hidráulicos. Nas válvulas e reguladores de pressão, pode ocorrer um processo de cavitação, formação de bolhas de vapor ou gás dentro de um líquido.

Para que você possa solucionar o problema sem precisar contratar um encanador experiente, preparamos um tutorial sobre como acabar com o ar nos canos de água. No entanto, às vezes o assunto.

Não é tão simples e requer a presença de engenheiros de saneamento para resolver o problema. Antes de fazer reparos e limpeza, para um melhor efeito, sempre feche o registro geral de saída das caixas de água.

Se é um problema comum, você também pode verificar a disposição dos encanamentos e a bitola dos tubos de distribuição dentro de casa.


Remover ar de todo o encanamento

Feche o registro de água principal que fica localizado perto do hidrômetro, girando o registro no sentido horário. Agora, abra todas as torneiras em sua casa. Não se esqueça da torneira do tanque.

Da máquina de lavar, cozinha e banheiro. Se possível, comece abrindo a torneira mais distante, como, por exemplo, a torneira da mangueira do jardim. Ligue também o chuveiro e todas as conexões.

De água que você tiver em sua casa. De descarga em todos os banheiros até que não exista mais água saindo. Isso deve ser feito para garantir que não exista mais água nas tubulações da casa.

Abra o suprimento de água principal assim que não houver mais água escorrendo pelas torneiras. Faça isso abrindo o registro principal de água no sentido anti-horário o máximo possível. Deixe a água fluir.

Por um tempo, até que cada torneira tenha um fluxo constante de água. Pronto, agora desligue as torneiras uma de cada vez. Faça isso quando houver um fluxo normal de água saindo de todas elas.

Um fluxo normal de água significa que não há mais ar nos canos de água.


Como tirar o ar do cano do banheiro

Existem varias formas de tirar o ar do cano do banheiro. As formas mais fáceis de fazer isso são através da caixa acoplada do vaso sanitário e através do registro de água do chuveiro.


Caixa acoplada do vaso sanitário

Tudo o que precisamos fazer é desenroscar o engate flexível de entrada d’água da caixa acoplada (conexão de água que fica entre a parede e o vaso sanitário).


Tirar ar pelo engate flexível da caixa acoplada do vaso sanitário

Depois que a água sair com um fluxo constante, é só conectar o engate novamente.


Registro de água do chuveiro

Retirar o registro de água do chuveiro pode ser um pouco mais complicado para quem não está habituado com o serviço. Se o registro é muito antigo, também pode começar a vazar é você precisará trocar.

O reparo. Depois de remover a peça, é só esperar a água sair até que atinja a normalidade.


Como evitar entrada de ar na caixa de água

Para evitar entrada de ar na caixa de água, você precisa instalar um tubo de ventilação. Colocar um suspiro na caixa d’água, também conhecido como extrator de ar ou coluna de ventilação, evita entrada de ar.

Lembrando que na casa onde não tem suspiro ou quando não é possível colocar um, quando for abrir o registro, para acabar com o problema, deixe todas as torneiras abertas ate sair o ar.


Como evitar ar nos canos da casa

Para evitar a entrada de ar no cano do seu imóvel, é sempre importante fechar o registro geral, sempre que houver cortes no fornecimento de água ou quando realizado algum conserto no sistema hidráulico.

Quando a água chegar, abra o registro somente depois de 15 ou 20 minutos. Como alternativa, também temos a possibilidade de instalar um eliminador de ar, aparelhos instalados na tubulação de água.

Depois do hidrômetro. No entanto, estes aparelhos não têm eficácia comprovada porque não são regulamentados por nenhum órgão competente.


Considerações finais

Barulhos altos ou rangidos, seguidos por nenhum barulho de cano batendo, geralmente são um sinal de golpe de aríete. Vibrações e ruídos prolongados são geralmente causados pelo ar nos tubos.

Portanto, se ocorrer ruído ou engasgamento quando você fechar uma torneira de água ou quando utilizar um eletrodoméstico que utiliza água encanada, como uma máquina de lavar, é mais provável que seja golpe de aríete do que ar nos tubos.


Como tirar ar do cano? Aprenda um passo a passo fácil

A suspensão no fornecimento de água é a principal causa de acúmulo de ar no encanamento. Existe um problema. Muito comum nas casas que interfere na distribuição de água: a entrada de ar na tubulação.

Essa situação compromete o funcionamento da torneira da cozinha, do chuveiro e da descarga. Aprenda o passo a passo de como tirar ar do cano e esclareça as principais dúvidas sobre o assunto.