Dicas de Manutenção Hidráulica Predial

Dicas de Manutenção Hidráulica Predial

Dicas de Manutenção Hidráulica Predial – Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o ditado. Não é à toa que mais e mais pessoas estão adotando a manutenção preventiva hidráulica em vários locais, residências, comércios e até prédios.

Este tipo de manutenção é necessário para o bom funcionamento de toda a rede de esgoto e abastecimento dos apartamentos. É necessário também fazer a manutenção preventiva de várias outras áreas, principalmente a elétrica. Porém, a parte hidráulica é necessária para evitar transtornos e também para garantir uma economia muito boa no final do mês.

Através da manutenção é possível identificar áreas que estejam com problemas e desperdiçando água. Está é uma economia que faz muita diferença, tanto para o meio ambiente quanto para o bolso dos condôminos e da administração do prédio.

É sempre bom lembrar que a manutenção preventiva é sempre mais barata que a manutenção corretiva, sem contar que quando algo dá problema, dificilmente não há efeitos colaterais, principalmente quando estamos falando do encanamento de um prédio.

Portanto, lembre-se sempre de realizar revisões no prédio, trocas de peças que estão desgastadas e regulagem onde pode haver algum tipo de problema. Não espere para que algo quebre, evite o problema e a grande dor de cabeça que ele pode trazer.

Para garantir uma manutenção preventiva de qualidade, é possível seguir algumas dicas que podem ajudar muito na hora. Confira.


Dicas de Manutenção Hidráulica Predial – Lavar as caixas d’água

Uma dica de manutenção preventiva hidráulica simples e que muita gente pode esquecer é a limpeza da caixa d’água.

A caixa d’água pode acumular muita sujeira com o passar dos meses. Essa sujeira eventualmente desce para as torneiras e chuveiros dos moradores.  Ela também pode causar entupimentos com o tempo, o que são bem mais caros para serem resolvidos.

A limpeza também é obrigatória. Ela deve ser feita uma vez por ano, garantindo a qualidade da água de todos os moradores.


Dicas de Manutenção Hidráulica Predial – Manutenções hidráulicas preventivas para economizar

As válvulas de descarga, caixas acopladas, torneiras, registros, mictórios, chuveiros, reservatórios de água e etc., podem apresentar problemas constantes que aumentando o desperdício de água.

Está é uma manutenção preventiva relativamente barata e que diminui (e muito) o preço final da conta de água do prédio. É interessante que este tipo de manutenção seja feita de quatro em quatro meses, devido recorrência de problemas deste tipo de peça.

As torneiras também são inimigas da economia, podendo causar goteira quando não reguladas de maneira correta. Incluir este item na lista de manutenção preventiva pode ser uma ideia bem interessante.


Dicas de Manutenção Hidráulica Predial – Verificando a pressão de prédios antigos

A utilização de válvulas reguladores de pressão é um item obrigatório segundo a as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 5626:1998 e NBR 7198:1993, item 5.4.2.

Sem estas válvulas é possível que a pressão da água cause rupturas nos canos e nos encanamentos, trazendo muitos transtornos e problemas para todos os moradores. Porém, como a lei não é tão antiga, muitos prédios com mais idade podem estar fora desta adequação.

É importante que durante a manutenção preventiva hidráulica predial seja verificado se estes itens existem e se eles estão desempenhando a sua função de maneira correta para evitar danos e muitos gastos futuros.


Dicas de Manutenção Hidráulica Predial – Verificando as boias das caixas d’água

A boia da caixa d’água, também chamada de chave de nível, é a responsável por controlar até onde a caixa deve ser cheia. Estas boias devem ser verificadas de forma constante e em toda manutenção preventiva hidráulica.

Estas peças podem sofrer alteração de regulagem, fazendo com que mais água seja despejada dentro da caixa, que acaba transportando, geralmente pelo ladrão. Este é um desperdício de dinheiro e recurso hídrico que deve ser evitado ao máximo. Sem contar que a vazão da água pode causar danos estruturas ao prédio.

Manutenção predial hidráulica para segurança

Prédios sempre precisam possuir hidrantes para a segurança de todos os moradores, usuários ou trabalhadores em casos de incêndios. Este tipo de peça deve estar funcionando corretamente.

É interessante na manutenção preventiva verificar se eles estão funcionando ou se estão vazando de alguma maneira. Garantindo assim a segurança de todos os moradores do local e a economia de água e dinheiro.

Sempre contrate uma empresa de qualidade e confiança

Este tipo de manutenção não pode ser feita por empresas ou pessoas desqualificadas. Toda a segurança, comodidade e dinheiro dos moradores, trabalhadores e administradores do prédio está diretamente ligado a como a empresa de manutenção preventiva vai realizar o serviço.

Muita coisa está em jogo para deixar que “qualquer um” realize o trabalho. Procure uma empresa que tenha experiência, profissionais treinados e todas as garantias necessárias para trabalhar neste ramo.

Se você está procurando uma empresa com este perfil, conheça Encanador Porto Alegre! A nossa empresa conta com profissionais altamente treinandos, equipamentos de tecnologia avançado e todas as autorizações dos órgãos competentes. Garantimos uma manutenção preventiva de alta qualidade, para que os administradores e moradores do prédio nunca tenham dores de cabeça desnecessárias.

Por: Dicas de Manutenção Hidráulica Predial