Termografia e aparelho infravermelho para detectar infiltrações e vazamentos

Termografia e aparelho infravermelho para detectar infiltrações e vazamentos

Termografia e aparelho infravermelho para detectar infiltrações e vazamentos câmeras de infravermelho são ferramentas usadas.

por encanadores para a detecção de vazamentos de água. Elas percebem e traduzem a radiação dos objetos em imagens térmicas.Essas imagens dão ao operador um vislumbre das diferenças de temperatura.

Dentro da cavidade da parede ou do piso. A umidade pode ser o resultado de uma falha no sistema de encanamento, teto ou parede. Reparar estas infiltrações é essencial para manter o imóvel seguro e.


Como funciona a termografia para encontrar vazamentos

As câmeras infravermelhas podem ser muito úteis para ajudar as empresas de detecção de vazamentos a localizar vazamentos de água. Como na maioria das tecnologias, o usuário precisa ter certa experiência.

Para obter informações precisas e confiáveis. Câmeras infravermelhas usam os princípios da termografia para detectar mudanças no calor em superfícies. A lente do detector dentro da câmera pode ver muito.

Mais frequências de luz do que o olho humano consegue enxergar. A câmera detectará essas mudanças microscópicas na temperatura e as apresentará em uma tela, em uma paleta de cores informativa e.

Que o olho humano pode ver e entender. Portanto, infravermelho não é uma máquina de raios X, porque não pode ver através ou por trás da parede, mas pode detectar mudanças no calor dentro da parede.


Principais indicações

Utilizada em conjunto ou como uma alternativa ao Geofone, a câmera de infravermelho é um aparelho que detecta vazamento de agua em casas e edifícios, sejam estes imóveis residenciais ou comerciais:

Vazamentos no telhado;
Vazamentos de Fundações;
Vazamentos no porão;
Vazamentos de encanamento;
Vazamentos de janela;
Vazamentos de chaminé;
Vazamentos de água subterrânea;
Perda de calor em sistemas de arrefecimento;


Infravermelho para detectar vazamentos

aparelho de infravermelho é particularmente útil para detectar infiltração de água em sistemas de água quente, já que a variação de calor em tubos quentes versus o material circundante pode ser significativa.

E facilmente vista em uma câmera infravermelha de qualidade superior. É possível, com as melhores câmeras, obter imagens surpreendentes mostrando a perda de calor e a presença de umidade dentro das paredes.

Um exemplo mais simples e mais relevante para a detecção de vazamento de propriedades domésticas é quando utilizamos o aparelho para tentar encontrar um vazamento escondido na parede ou do chão.


Utilizando a termografia para localizar vazamentos

Ligue a câmera infravermelha e ajuste a sensibilidade de detecção de temperatura para obter uma imagem ideal. Esta faixa dependerá da temperatura ambiente externa e da temperatura interna.

É sempre recomendado abranger as temperaturas naturais mais baixas e mais altas, além de deixar algum espaço para variações. Será preciso um pouco de experiência profissional para entender o alcance ideal.


Passo 2

Examine o cômodo, começando em uma parede, percorrendo todo o ambiente, terminando de escanear o piso e teto. Preste especial atenção às áreas perto ou abaixo de banheiros. Dependendo das condições.

Do ambiente, a água na parede pode ser mais quente ou mais fria do que a temperatura normal dos materiais de construção. As variações de temperatura são exibidas como diferenças de cor na imagem.


Passo 3

Restabeleça o abastecimento de água se o vazamento de água for devido a encanamento. Concentre-se na área do vazamento suspeito e observe a imagem e o ambiente. A diferença de temperatura.

Da água é também criada pelo processo de evaporação. Uma diferença de temperatura no teto ou na parede é um bom indicador de vazamento de água.


Passo 4

Confirme se a parede contém umidade usando um medidor de umidade. Os medidores de umidade trabalham com diferentes situações e podem ser calibrados para cada tipo de parede como drywall.

Concreto, tijolo, madeira, gesso etc. Um teor de umidade de 18% ou mais é um indicativo de infiltração, vazamento oculto ou silencioso.


Saiba como a termografia pode ajudar na detecção de vazamento

Com o constante avanço da tecnologia os métodos de detecção de problemas em tubulações melhora. Entre as principais tecnologias encontradas está a termografia, que pode ajudar a detectar vazamentos com precisão.

Este é um dos serviços oferecidos pela encanador porto alegre para nossos clientes que buscam praticidade e eficiência nos reparos. Confira mais sobre o uso desta tecnologia.

Os vazamentos são perigosos para a estrutura de uma residência, já que ele pode danificar a pintura das paredes, o reboco e até causar rachaduras mais graves. Pisos e revestimentos também sofrem com vazamentos.

Não só na parte estrutural, mas a conta de água no final do mês pode ficar bem mais alta do que você espera por causa de um vazamento na tubulação, mesmo que ele seja bem pequeno.


O que é a termografia

A termografia, também chamada de análise termográfica é um método de inspeção não invasivo e que é usado em diversos segmentos. Enquanto a termografia pode ajudar a detectar vazamentos, ela também é usada.

Na inspeção veicular, análise de estruturas e equipamentos industriais, manutenção de computadores e muito mais. A técnica consiste no uso de câmera especiais que possuem sensores ultrassensíveis para a radiação.

Infravermelha. Esta radiação, apesar de não ser visível aos invertebrados, é compreendida como calor. Portando, a câmera basicamente faz imagens de calor de um ambiente ou equipamento. Essas imagens ajudam a notar.

Padrões de calor em ambientes ou picos de temperatura. Também é possível notar quando uma área está mais fria do que deveria. A termografia é um dos principais tipos de análise em equipamentos, principalmente.

Os industriais. Mas ela também ganhou bastante espaço na parte de caça vazamentos, já que ela permite encontrar infiltrações e vazamentos com rapidez e precisão.


Como a termografia encontra vazamentos e infiltrações

A análise termográfica em um ambiente pode revelar pontos de vazamento ou infiltração por causa da temperatura mais baixa em algumas áreas. Com a câmera termográfica é possível ver que um ambiente está com.

Uma “mancha fria” em uma parede, ou por baixo de um piso. Essa mancha fria geralmente é resultado de vazamento ou infiltração de água, já que a água dos canos é mais fria que o resto das paredes. Essa leitura facilita.

Bastante a apontar o ponto exato do problema e achar a solução com mais praticidade. A leitura funciona de forma bem simples. As temperaturas possuem diferentes espectros de cores, quanto mais quente mais laranja.

E quanto mais frio mais azul. Com isso é possível garantir uma leitura precisa dos pontos importantes de um ambiente. Lembrando que, apesar de ser um sistema simplificado, é preciso de treinamento nas técnicas.

De análise para garantir uma leitura correta e sem erros.